sábado, 28 de julho de 2012

TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PAULO FREIRE




Vídeo com imagens da culminância do projeto "Transformando a Educação Ambiental com Paulo Freire".

TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PAULO FREIRE




Transformando a Educação Ambiental com Paulo Freire

Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida”
Paulo Freire




  • Tempo previsto:
3 meses.

  • Perfil dos Participantes:
Estudantes e professores do Ciclo 1 Ano 2.

  • Áreas / Componentes Curriculares a serem trabalhadas no Projeto:
Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Ciências e Matemática.


JUSTIFICATIVA

            O papel social da escola é permitir que a criança se expresse e se relacione com outras pessoas, validando seu aprendizado nessa interação. Sendo assim, o trabalho com projetos estimula os educandos a estarem refletindo constantemente sobre seu aprendizado, como também instiga-os a buscar informações sobre os conteúdos em fontes diversas, realizando uma análise crítica do que é proposto.
            Nessa perspectiva, faremos um estudo baseados no tema do ano letivo 2011 da Prefeitura da Cidade do Recife, “Paulo Freire: Cidadão do Recife, Educador do Mundo”. O conceito de educação de Paulo Freire surgiu em um momento da nossa história em que não havia mais espaço para as Teorias da Reprodução. Sua teoria tem nos dado, até os tempos atuais, grandes contribuições para que se compreenda o processo ensino-aprendizagem, uma vez que Paulo Freire acreditava que a educação está envolvida com a esperança de construção e transformação da realidade.
Uma das preocupações de Paulo Freire sempre foi a questão ambiental. Para Freire, o processo de educação conduz à transformação do homem e do mundo, e ao se relacionar com a educação do homem do campo, ele se preocupava com a sustentabilidade e estimulava que as pessoas se conscientizassem da importância de preservar o ambiente em que se vive.
Sendo assim, a partir deste projeto, buscaremos incutir nos educandos uma maior conscientização a respeito da preservação ambiental, com o apoio da teoria de Paulo Freire. 


OBJETIVOS

  • Trabalhar de forma interdisciplinar a influência da Teoria de Paulo Freire na nossa educação;
  • Despertar nos educandos o interesse e a curiosidade sobre a vida e obra de Paulo Freire e sua relação com o Meio Ambiente;
  • Conscientizar os educandos para a conservação e preservação ambiental;



ETAPAS

  • Apresentar o Projeto às crianças e fazer o levantamento dos seus conhecimentos prévios acerca do tema;
  • Apresentar Paulo Freire aos alunos através de um breve estudo sobre sua biografia;
  • Mostrar aos alunos, através da leitura de textos, a relação que Paulo Freire tinha com a questão ambiental e sua preocupação com a preservação do meio ambiente;
  • Realizar rodas de conversa e debates sobre o tema-eixo do projeto: a questão ambiental;
  • Ler livros infantis, textos e poemas que abordem a temática envolvida no projeto;
  • Confecção de desenhos e cartazes sobre a temática do projeto;
  • Realizar de forma lúdica uma releitura de alguns textos, dentre os que forem lidos, escolhidos pelos alunos;
  • Fotografar o processo de criação das crianças para expor em um mural;
  • Produzir um video a partir da releitura da obra feita pelos alunos.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma contínua e processual, numa perspectiva formativo-reguladora. Para isso, serão considerados vários aspectos, dentre eles, a participação e envolvimento no projeto, as contribuições das crianças com materiais de pesquisa, as trocas coletivas e em grupo. Todos os materiais produzidos pelas crianças serão instrumentos para a avaliação do projeto.


RECURSOS

Livros, revistas, jornais, CD/DVD, aparelho de som, lápis grafite, lápis de cor, tintas, pincéis, papéis, fotografias, máquina fotográfica, computador, etc.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Concluintes Se Liga turma B Prof Izabella - 2010



Neste vídeo estão imagens da minha turma de 2010, no Programa Se Liga, na Escola Municipal Diná de Oliveira. Foi a culminância do projeto anual com as turmas de 5º ano (série de origem de meus alunos). Também tem imagens do Projeto Didático realizado neste ano, "Fábulas Fabulosas".

sábado, 30 de junho de 2012

Sequência didática sobre o Ciclo Junino


SEQUÊNCIA DIDÁTICA



CONTEÚDO: Ciclo Junino

OBJETIVOS:

1.       Resgatar as tradições juninas;
2.       Listar as principais características do ciclo junino;
3.       Elaborar textos sobre o ciclo junino;
4.       Utilizar as mídias tecnológicas para pesquisa;
5.       Construir um blog.

ESTRATÉGIAS:

Aula 1: Conversa informal com os alunos para identificar os conhecimentos prévios sobre o ciclo junino, elaborando em conjunto uma lista sobre as características do ciclo junino. Após esse momento, leva-los ao laboratório de informática para que pesquisem, em dupla, sobre o ciclo junino, copiando e colando no Word as informações mais relevantes.

Aula 2: Resgatar as informações coletadas no dia anterior fazendo uma roda de conversa, onde cada dupla irá relatar o que achou mais interessante. Após esse momento, cada dupla irá realizar uma produção de texto a partir das pesquisas e da conversa em sala de aula sobre o tema.

Aula 3: Ir ao laboratório mais uma vez para pesquisar imagens que ilustrem o texto produzido. Em seguida, digitar os textos e formata-los com imagens ilustrativas. Propor aos alunos a criação de um blog da turma sobre o tema “Ciclo Junino”, onde cada dupla irá postar os textos que foram produzidos e curiosidades sobre as tradições juninas.

Culminância: Fazer um convite para que as outras turmas da escola acessem o blog para aprender um pouco mais sobre o ciclo junino e as tradições desta comemoração. Elaborar cartazes e espalhar pela escola.

AVALIAÇÃO: Será processual na perspectiva formativa, através da participação do aluno nas atividades propostas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Meu cantinho da leitura

     Bem, para começar, devo dizer que esse é um projeto antigo, e compartilhado com um certo alguém. Surgiu há uns dois anos, em uma tarde gostosa com sabor de café, como uma ideia de um casal sem tempo de estar juntos poder compartilhar algo, realizar algo em comum. Mas a ideia ficou só na cabeça esse tempo todo, e só agora é que resolvi por em prática.
     O que pretendo colocar aqui são minhas impressões sobre os livros, textos, contos, etc., que leio, não como uma crítica (não sou especialista nisso), mas como uma visão de mundo. Cada pessoa tem seu modo, bastante particular, de ler e de interpretar a vida, e o que eu desejo aqui é simplesmente isso: compartilhar minhas impressões, minhas leituras desse nosso mundo.
     Como sou professora leio bastante, e o que você irá encontrar aqui serão meus breves resumos e opiniões a respeito das minhas leituras.
É isso!