“Eu gostaria
de ser lembrado como alguém
que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida”
Paulo Freire
- Tempo
previsto:
3 meses.
- Perfil
dos Participantes:
Estudantes e professores do Ciclo 1 Ano 2.
- Áreas
/ Componentes Curriculares a serem trabalhadas no Projeto:
Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte,
Ciências e Matemática.
JUSTIFICATIVA
O
papel social da escola é permitir que a criança se expresse e se relacione com
outras pessoas, validando seu aprendizado nessa interação. Sendo assim, o
trabalho com projetos estimula os educandos a estarem refletindo constantemente
sobre seu aprendizado, como também instiga-os a buscar informações sobre os
conteúdos em fontes diversas, realizando uma análise crítica do que é proposto.
Nessa
perspectiva, faremos um estudo baseados no tema do ano letivo 2011 da
Prefeitura da Cidade do Recife, “Paulo Freire: Cidadão do Recife, Educador do
Mundo”. O conceito de educação de Paulo Freire surgiu em um momento da nossa
história em que não havia mais espaço para as Teorias da Reprodução. Sua teoria
tem nos dado, até os tempos atuais, grandes contribuições para que se
compreenda o processo ensino-aprendizagem, uma vez que Paulo Freire acreditava
que a educação está envolvida com a esperança de construção e transformação da
realidade.
Uma das preocupações de Paulo
Freire sempre foi a questão ambiental. Para Freire, o processo de educação
conduz à transformação do homem e do mundo, e ao se relacionar com a educação
do homem do campo, ele se preocupava com a sustentabilidade e estimulava que as
pessoas se conscientizassem da importância de preservar o ambiente em que se
vive.
Sendo assim, a partir deste
projeto, buscaremos incutir nos educandos uma maior conscientização a respeito
da preservação ambiental, com o apoio da teoria de Paulo Freire.
OBJETIVOS
- Trabalhar de forma interdisciplinar a influência da Teoria de Paulo Freire na nossa educação;
- Despertar nos educandos o interesse e a curiosidade sobre a vida e obra de Paulo Freire e sua relação com o Meio Ambiente;
- Conscientizar os educandos para a conservação e preservação ambiental;
ETAPAS
- Apresentar o Projeto às crianças e fazer o
levantamento dos seus conhecimentos prévios acerca do tema;
- Apresentar Paulo Freire aos alunos através
de um breve estudo sobre sua biografia;
- Mostrar aos alunos, através da leitura de
textos, a relação que Paulo Freire tinha com a questão ambiental e sua
preocupação com a preservação do meio ambiente;
- Realizar rodas de conversa e debates sobre
o tema-eixo do projeto: a questão ambiental;
- Ler livros infantis, textos e poemas que abordem a temática envolvida no projeto;
- Confecção de desenhos e cartazes sobre a
temática do projeto;
- Realizar de forma lúdica uma releitura de alguns textos, dentre os que forem lidos, escolhidos pelos alunos;
- Fotografar o processo de criação das crianças para expor em um
mural;
- Produzir um video a partir da releitura da obra feita pelos
alunos.
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de forma
contínua e processual, numa perspectiva formativo-reguladora. Para isso, serão
considerados vários aspectos, dentre eles, a participação e envolvimento no
projeto, as contribuições das crianças com materiais de pesquisa, as trocas
coletivas e em grupo. Todos os materiais produzidos pelas crianças serão instrumentos
para a avaliação do projeto.
RECURSOS
Livros, revistas, jornais, CD/DVD, aparelho de som, lápis grafite, lápis
de cor, tintas, pincéis, papéis, fotografias, máquina fotográfica, computador,
etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário