sábado, 28 de julho de 2012

TRANSFORMANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM PAULO FREIRE




Transformando a Educação Ambiental com Paulo Freire

Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida”
Paulo Freire




  • Tempo previsto:
3 meses.

  • Perfil dos Participantes:
Estudantes e professores do Ciclo 1 Ano 2.

  • Áreas / Componentes Curriculares a serem trabalhadas no Projeto:
Língua Portuguesa, História, Geografia, Arte, Ciências e Matemática.


JUSTIFICATIVA

            O papel social da escola é permitir que a criança se expresse e se relacione com outras pessoas, validando seu aprendizado nessa interação. Sendo assim, o trabalho com projetos estimula os educandos a estarem refletindo constantemente sobre seu aprendizado, como também instiga-os a buscar informações sobre os conteúdos em fontes diversas, realizando uma análise crítica do que é proposto.
            Nessa perspectiva, faremos um estudo baseados no tema do ano letivo 2011 da Prefeitura da Cidade do Recife, “Paulo Freire: Cidadão do Recife, Educador do Mundo”. O conceito de educação de Paulo Freire surgiu em um momento da nossa história em que não havia mais espaço para as Teorias da Reprodução. Sua teoria tem nos dado, até os tempos atuais, grandes contribuições para que se compreenda o processo ensino-aprendizagem, uma vez que Paulo Freire acreditava que a educação está envolvida com a esperança de construção e transformação da realidade.
Uma das preocupações de Paulo Freire sempre foi a questão ambiental. Para Freire, o processo de educação conduz à transformação do homem e do mundo, e ao se relacionar com a educação do homem do campo, ele se preocupava com a sustentabilidade e estimulava que as pessoas se conscientizassem da importância de preservar o ambiente em que se vive.
Sendo assim, a partir deste projeto, buscaremos incutir nos educandos uma maior conscientização a respeito da preservação ambiental, com o apoio da teoria de Paulo Freire. 


OBJETIVOS

  • Trabalhar de forma interdisciplinar a influência da Teoria de Paulo Freire na nossa educação;
  • Despertar nos educandos o interesse e a curiosidade sobre a vida e obra de Paulo Freire e sua relação com o Meio Ambiente;
  • Conscientizar os educandos para a conservação e preservação ambiental;



ETAPAS

  • Apresentar o Projeto às crianças e fazer o levantamento dos seus conhecimentos prévios acerca do tema;
  • Apresentar Paulo Freire aos alunos através de um breve estudo sobre sua biografia;
  • Mostrar aos alunos, através da leitura de textos, a relação que Paulo Freire tinha com a questão ambiental e sua preocupação com a preservação do meio ambiente;
  • Realizar rodas de conversa e debates sobre o tema-eixo do projeto: a questão ambiental;
  • Ler livros infantis, textos e poemas que abordem a temática envolvida no projeto;
  • Confecção de desenhos e cartazes sobre a temática do projeto;
  • Realizar de forma lúdica uma releitura de alguns textos, dentre os que forem lidos, escolhidos pelos alunos;
  • Fotografar o processo de criação das crianças para expor em um mural;
  • Produzir um video a partir da releitura da obra feita pelos alunos.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação se dará de forma contínua e processual, numa perspectiva formativo-reguladora. Para isso, serão considerados vários aspectos, dentre eles, a participação e envolvimento no projeto, as contribuições das crianças com materiais de pesquisa, as trocas coletivas e em grupo. Todos os materiais produzidos pelas crianças serão instrumentos para a avaliação do projeto.


RECURSOS

Livros, revistas, jornais, CD/DVD, aparelho de som, lápis grafite, lápis de cor, tintas, pincéis, papéis, fotografias, máquina fotográfica, computador, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário